YOGA CLÍNICO - SÉNIOR

Envelhecer faz parte da vida. Mas esta jornada através dos anos pode ser melhor aproveitada quando nos sentimos bem e com energia para fazer o que mais gostamos. O Yoga para idosos é uma excelente atividade para promover o envelhecimento saudável. Considerada uma atividade de baixo impacto e pequeno risco de lesão, este desporto conjuga vários exercícios físicos de resistência com outros de equilíbrio e flexibilidade, trazendo inúmeros benefícios físicos e mentais a quem o praticaA psicoterapia pode fazer parte do tratamento de problemas de saúde mental, incluindo:

Entre os diferentes benefícios do Yoga, destacamos aqueles que mais podem ajudar os mais idosos a terem uma melhor qualidade de vida e bem-estar:

  • Fortalece os ossos: muito comum na terceira idade, a osteoporose, torna os nossos ossos mais fracos, aumentando o risco de fraturas após uma queda. O yoga torna-se, assim, num excelente aliado no tratamento da osteoporose, pois, carateriza-se por ser uma atividade isométrica e de sustentação que ajuda a fortalecer os músculos,

  • Ajuda a prevenção das quedas: os exercícios de concentração, equilíbrio e postura contribuem para diminuir o risco de queda, muito frequente na terceira idade. Existem ainda exercícios que melhoram a flexibilidade dos pés, oferecendo maior equilíbrio para o idoso. Além disso, a pratica desta esta atividade fortalece os nossos músculos, o que ajuda os joelhos a manter a posição certa e melhora as articulações dos membros inferiores. Mas não só. Existem também exercícios para trabalhar a flexibilidade da coluna vertebral, o que proporciona um maior conforto para o idoso, ao mesmo tempo que melhora a postura e oferece mais equilíbrio. Importa sobretudo salientar que todos estes exercícios ajudam na prevenção de quedas e é importante que os pratique como forma de evitar acidentes maiores.  

  • Diminui a ansiedade, reduz o stress e a pressão arterial: O yoga destaca-se pelos seus exercícios de respiração e meditação. Estes ajudam e muito a reduzir os níveis de stress e ansiedade, ao mesmo tempo que ajudam a diminuir a pressão arterial – uma das doenças mais comuns nos idosos.  

  • Melhora a capacidade de concentração: uma equipa da Universidade Wayne State, em Detroit, Estados Unidos da América, elaborou um estudo onde ficou provado que a prática diária (20 min apenas) de ajuda a melhorar as capacidades cognitivas. Isto acontece porque os exercícios de respiração e meditação melhoram a capacidade de concentração e fortalecem também todo o sistema cognitivo, inclusive da memória, que começa a falhar na terceira idade.

Professor Manuel Rodrigues

Instagram: @globalmanu

  • OFERECEMOS UMA SEMANA GRATUITA DE AULAS DE YOGA – LIGUE JÁ PARA ADQUIRIR A OFERTA